Por que preciso de uma persona? – R Gabriela

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Por que preciso de uma persona?

Criar uma persona é um dos passos mais importantes para a estratégia de Marketing Digital da sua empresa.

  • Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio.
    Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

A persona guia a criação de conteúdo e de Marketing Digital.


Existem 4 tipos de personas no marketing:

  • Buyer Persona

Provavelmente, é o tipo de persona mais conhecido. São as pessoas que têm potencial interesse em seus produtos e serviços. Quem deseja comprar o que você está vendendo. Em síntese, sua buyer persona deve ter como objetivo entender seu cliente ideal, bem como os envolvidos no processo de compra. Eu explico este conceito em mais detalhes no meu livro Quem é Seu Cliente: Um Guia sobre Segmentação e Posicionamento de Mercado.

  • Audience Persona

É a pessoa que apenas lê seu blog ou compartilha suas postagens nas redes sociais. Elas podem não estar interessadas (neste momento) em comprar especificamente o que você está vendendo, mas ainda fazem parte da sua comunidade e não devem ser esquecidas.
São as pessoas que podem influenciar as decisões de compra de outras pessoas e têm sentimentos positivos por sua marca porque você as ajuda de alguma forma (seu conteúdo é importante para elas ou está relacionado à identidade delas em algum nível). Portanto, sua Audience Persona ajuda você a construir uma prova social e um maior engajamento.

  • User Persona

Neste caso, temos as pessoas que efetivamente usam seus produtos ou serviços. Por isso, essa persona deve ser baseada em seus usuários finais, não quem está procurando por sua solução. A principal diferença entre buyer persona e user persona é que o usuário pode não ser necessariamente a pessoa que toma a decisão de compra. Em ambos os casos, é vital entender quem são essas pessoas, para que você possa adaptar seu marketing de acordo.

  • Brand Persona

Por fim, uma Marketing Persona que muitas empresas esquecem é a Brand Persona. Essa persona representa a personalidade da marca, incorporando motivações e valores que você deseja que as outras personas identifiquem. Sobretudo, a Brand Persona é especialmente útil na elaboração de sua estratégia de conteúdo e funil de vendas.


Se você trabalha com marketing ou publicidade, certamente já recebeu o questionamento sobre qual é o público-alvo da empresa. Isso porque compreender quem compra é fundamental não só para o desenvolvimento de produtos, mas também para a produção de conteúdo que orientará a aquisição de novos clientes.


Na produção de material para o blog ou para as redes sociais de uma empresa, utilizamos um recurso interessante que facilita o direcionamento dos temas: a criação de uma persona. Trata-se da definição do cliente típico, com todas as principais características dos compradores.

Cumprir esse desafio de criar e montar uma persona, ou várias personas, pode ser mais fácil quando você consegue fazer as perguntas certas por meio do mapa de empatia. Depois, basta utilizar essas informações de forma produtiva para que toda ação e tomada de decisão sejam direcionadas àquele perfil.

Uma boa definição de persona passa justamente pelo contato com o seu público-alvo. Assim, em uma rápida análise, você pode identificar características comuns entre os potenciais compradores. Se você possui uma base de clientes, esse será a fonte perfeita para começar suas investigações. Mesmo que tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que consumiram seu produto, alguns deles tendem a exemplificar a sua persona.

Mas ela não é necessariamente classificada por sexo, idade ou região, mas sim, pelos seus hábitos de consumo e preferências pessoais. Esses são dados que vão além de uma pesquisa numérica.

 

?Uma dica importante é focar tanto em clientes satisfeitos quanto nos insatisfeitos.

Em ambos os casos, você certamente aprenderá algo sobre a percepção do seu produto ou serviço.