Crie na crise – R Gabriela

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Crie na crise

A pandemia provocada pelo novo coronavírus virou de pernas para o ar tanto a rotina da população quanto a economia de todo o país. E uma das pessoas que mais sofrem com isso é o dono de pequeno negócio, que precisou fechar as portas de seu estabelecimento físico e ficar em casa para diminuir a propagação da doença.
O problema é que o fechamento repentino das lojas físicas provoca queda do consumo e, consequentemente, redução no faturamento das empresas.

 

Muitos empreendedores (as), agora, não sabem como vão fazer para manter o negócio funcionando, pagar fornecedores e funcionários, arcar com as dívidas e até mesmo colocar comida dentro de casa.

 

A verdade é que estamos vivendo tempos difíceis e todo mundo precisa se adaptar ao novo cotidiano. E você, dono de negócio, não está sozinho nessa. Por isso, criamos um conteúdo especial para que possa encontrar soluções e oportunidades a fim de lidar com os desafios deste momento.

 

01 – FALE QUE ESTÁ ATENDENDO

Avise aos clientes que você está atendendo via redes sociais, e-mail ou whatsapp.

02- FACILITE O PAGAMENTO

Envie um link para o seu cliente pagar ou gerar um boleto para pagamento, como o Pagseguro.

 

03- REIVENTE-SE

A agora consultora de limpeza do lar, Suhellen Alves, de 32 anos, sempre gostou de organizar a casa, mantê-la limpa e agradável. Por isso, depois de passar por um divórcio conturbado, um período depressivo e ficar sem perspectivas profissionais, ela decidiu transformar o gosto restrito ao seu próprio lar em trabalho: hoje é diarista.

 

Para divulgar suas histórias, estar em contato com suas patroas e dividir algumas experiências com outras colegas, ela criou o perfil Diário da Diarista no Instagram, que já acumula seguidores famosos, como a chef de cozinha Paola Carosella. O que começou como uma válvula de escape financeiro e emocional, hoje é o que dá sentido à vida de Suhellen.

 

04- CRIE UM LOJINHA NO FACEBOOK / INSTAGRAM

No Facebook, existe o catálogo de produtos via gerenciador de anúncios, e existem também vídeos que explicam como montar a sua lojinha. Essa dica é útil para profissionais autônomos.

 

05- DÊ AULAS OU FAÇA REUNIÕES ONLINE

Para os professores de plantão, existem diversas ferramentas, muitas gratuitas como zoom / hangout, ou ainda a possibilidade de fazer lives ou salas exclusivas no youtube.

 

06- ENTREGUE NA CASA DO CLIENTE

Sem dúvida, o delivery tem sido uma excelente opção tanto para os clientes quanto para os donos de restaurantes, roupas, sapatos e tudo que puder ser entregue com segurança. Comodidade é palavra da vez em tempos de quarentena. Existem plataformas prontas para colocar o seu restaurante/ lanchonete no mapa, como iFood ou Uber Eats.

 

07-SERVIÇOS COM SEGURANÇA

Essa dica vale para os profissionais liberais como manicures, cabelereiros, dentistas e esteticistas. Você pode atender com horário determinado e com quantidade estabelecida de clientes para preservar a saúde de ambos. O mesmo vale para atendimentos on-line para médicos, contadores, advogados e psicólogos.

 

08 – CONSTRUA RELACIONAMENTOS

Em tempos de isolamento, as marcas devem apostar em conquistar os seus clientes e criar um relacionamento. Um exemplo disso é o @seuchefedelivery. Eles mandam o pedido certinho, vem uma surpresinha, um chocolate artesanal e uma tag de agradecimento. Enfim, um mimo para os clientes não esquecerem a sua marca.

 

E isso vale para todos os segmentos e serviços!

 

Pense que a crise vai passar e você pode fazer a diferença na vida de seus clientes em um período tão conturbado.

 

Aproveite as dicas e, acredite, logo tudo isso vai passar!