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Posicionamento de mercado

O posicionamento de mercado pode definir a forma como sua marca vem à cabeça do cliente, o que torna fundamental criar estratégias para o seu direcionamento. Da pesquisa de mercado à adoção de ações de marketing e branding. Com qual título seu produto ou serviço aparece na cabeça de seus clientes?

O melhor, mais barato ou exclusivo que existe? Isso tem a ver com seu posicionamento de mercado, sabia?

Portanto, defini-lo e criar uma estratégia para fortalecê-lo são maneiras de garantir que a percepção dos clientes sobre os produtos e a marca do seu negócio seja condizente com seus diferenciais. É isso que garantirá uma boa comunicação, que os preços sejam considerados justos pelos clientes, e que, em suma, a estratégia de vendas seja realizada com sucesso.

 

Qual o conceito de posicionamento de mercado?

 

Para ficar mais claro, definir um posicionamento é ocupar uma posição de liderança e destaque com um produto ou serviço a partir dos diferenciais que o público-alvo (persona) valoriza. Ao criar uma estratégia de posicionamento, a empresa deve mapear qual segmento deseja atender e os diferenciais são importantes para ele. Então, será possível iniciar diversas ações personalizadas que visam à identificação da marca com esses valores.
Existe uma hierarquização importante para as estratégias de posicionamento, em que aquelas marcas que estão em primeiro lugar são consideradas as líderes em seus segmentos, e as demais, ideais em serviços de segunda linha.

Uma padaria pode desejar ter o pão mais barato da região, por exemplo. Assim, a partir do momento em que ela criar uma estratégia de preço, fizer sua divulgação e buscar sensibilizar a região, está buscando a liderança em sua segmentação e com o diferencial que propôs para atuar. Faz sentido?
Mas será que é, de fato, o diferencial que o público desse segmento mais valoriza? Ou seria um pão mais saboroso? Ou saudável? Um mapa de posicionamento pode ajudar nesse processo de definição.